Crie Hoje Mesmo a Sua Lista do Bebê
Resgate Seu Pack de Cupões
Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho – Para Que Serve?

Realizado a partir do 3º dia de vida do bebê, o teste do pezinho, conhecido ainda como triagem neonatal ou rastreio neonatal, ajuda a diagnosticar algumas doenças e é uma exame gratuito e obrigatório.

O teste pode detectar doenças como a Fenilcetonúria ou o Hipotireoidismo congênito, cujas pesquisas são sempre obrigatórias pelo teste básico do pezinho.

Teste do Pezinho Ministério da Saúde

Demais doenças detectadas pelo teste variam conforme o Estado.

Quando essas doenças são detectadas precocemente e tratadas logo após o nascimento permite ao bebê melhorar sua qualidade de vida.

Doenças detectadas pelo teste do pezinho básico

As doenças detectadas pelo teste do pezinho básico incluem, variando de acordo com os Estados brasileiros:

1. Fenilcetonúria (obrigatório)

Trata-se de uma doença congênita onde o sistema digestório do bebê não consegue digerir a fenilalanina, uma proteína presente em alimentos como ovos e carne.

Quando não digerida pode se tornar venenosa para o organismo, provocando comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança.

Como é feito o tratamento:

eliminar alimentos com fenilalanina da dieta da criança.

2. Hipotireoidismo congênito (obrigatório)

É uma doença na qual a tireoide do bebê não consegue produzir quantidades normais de hormônios, prejudicando o crescimento do bebê, podendo provocar retardo mental, por exemplo.

Como é feito o tratamento:

O bebê deve tomar medicamentos hormonais para ajudar a completar os níveis de hormônios tireóideos em falta, garantindo crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Teste do Pezinho Ampliado

3. Anemia falciforme

A anemia falciforme é um problema genético que causa alteração na forma das células vermelhas do sangue, reduzindo a capacidade para transportar oxigênio para as várias partes do corpo, podendo provocar atrasos no desenvolvimento de alguns órgãos.

Como é feito o tratamento:

Dependendo da gravidade da doença, o bebê pode precisar fazer transfusões de sangue. No entanto, o tratamento só é necessário quando surgem infecções como pneumonia ou amigdalite.

4. Hiperplasia adrenal congênita

A hiperplasia adrenal congênita é uma doença que faz com que a criança tenha uma deficiência hormonal de alguns hormônios e um exagero na produção de outros, que pode provocar crescimento excessivo, puberdade precoce ou outros problemas físicos.

Como é feito o tratamento:

O bebê deve fazer reposição hormonal durante toda a vida para compensar a falta de hormônios e estabilizar a quantidade de hormônios em excesso.

5. Fibrose cística

A fibrose cística é um problema que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas.

Como é feito o tratamento:

Deve ser feito com remédios anti-inflamatórios, cuidados na dieta e fisioterapia respiratória para aliviar os sintomas da doença, especialmente a dificuldade para respirar.

6. Deficiência de biotinidase

A deficiência de biotinidase consiste num problema congênito que provoca a incapacidade de o organismo reciclar a biotina, que é uma vitamina muito importante para garantir a saúde do sistema nervoso.

Dessa forma, bebês com este problema podem apresentar convulsões, falta de coordenação motora, atraso no desenvolvimento e queda dos cabelos.

Como é feito o tratamento:

Ingestão da vitamina biotina por toda a vida para compensar a incapacidade do organismo para utilizar essa vitamina.

Doenças Detectadas Pelo Teste do Pezinho Ampliado

Teste do Pezinho Quando Fazer

Além das doenças acima citadas, o teste do pezinho ampliado ou expandido consegue detectar outras doenças como por exemplo:

  • Galactosemia: doença que faz com que a criança não consiga digerir o açúcar presente no leite, podendo levar a um comprometimento do sistema nervoso central;
  • Toxoplasmose Congênita: doença que pode ser fatal ou levar à cegueira, icterícia que é a pele amarelada, convulsões ou retardo mental;
  • Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase: facilita o aparecimento de anemias, que podem variar de intensidade;
  • Sífilis congênita: uma doença grave que pode levar ao comprometimento do sistema nervoso central;
  • Aids: doença que leva a um sério comprometimento do sistema imune, que ainda não tem cura;
  • Rubéola congênita: provoca deformações congênitas como catarata, surdez, retardo mental e até má formações cardíacas;
  • Herpes congênita: doença rara que pode causar lesões localizadas na pele, mucosas e olhos, ou disseminada, afetando seriamente o sistema nervoso central;
  • Doença do citomegalovírus congênita: pode gerar calcificações cerebrais e retardo mental e motor;
  • Doença de chagas congênita: uma doença infecciosa que pode causar retardo mental, psicomotor e alterações oculares.

Teste do Pezinho Resultado

Normalmente o teste do pezinho ampliado só é realizado se houver suspeita de contaminação do bebê, caso a mãe ou o pai sejam portadores de alguma destas doenças.

Se o teste do pezinho detectar alguma destas doenças, o laboratório contacta a família do bebê pelo telefone e o bebê deve fazer novos exames para confirmar a doença ou é encaminhado para uma consulta médica especializada.

Como podem ver, o Teste do Pezinho é super importante de ser feito, por isso ele se tornou obrigatório em todo o País.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
X
Pinterest
Tumblr
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Saúde do Bebê

Saúde do Bebê

O autor do site "Saúde do Bebê" é um apaixonado por cuidados infantis e bem-estar familiar. Com vasta experiência em educação e saúde infantil, ele dedica-se a compartilhar informações valiosas para mães e pais que buscam criar seus filhos com amor, cuidado e segurança. Além de orientar sobre temas essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, o autor também conta histórias infantis encantadoras e oferece dicas úteis para as futuras mamães. Seu objetivo é apoiar famílias em cada fase dessa jornada incrível chamada maternidade.

Todos os Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando por Algo Interessante?

Tags