Crie Hoje Mesmo a Sua Lista do Bebê
Resgate Seu Pack de Cupões

Guia Mês a Mês do Desenvolvimento do Bebê

Quando meu bebê vai se sentar, rastejar e andar? O que é considerado “normal” quando se trata de alcançar metas?

Desenvolvimento do Bebê

O que todos dizem aos novos pais sobre o desenvolvimento do bebê é o seguinte: o crescimento dos bebês já foi visto como uma espécie de elevador de desenvolvimento.

O bebê foi de andar em andar, parando em cada nível para aprender uma nova habilidade. Mas há mais nessa história.

Os bebês constroem suas habilidades com base no ambiente que encontram em cada andar.

Desenvolvimento do Bebê

Se a interação com você ou outros profissionais de saúde for responsiva e enriquecedora, ele volta para o elevador com ainda mais habilidades e a jornada para o próximo estágio é muito mais suave.

Saber como seu bebê adquire novas habilidades cognitivas e motoras não apenas ensina sobre ele, mas também um lembrete válido de que cada bebê é um pouco diferente (e pode até ajudar as mães a pesquisarem quem senta ou engatinha ou caminha primeiro ).

Aqui estão os prazos médios e as descrições de algumas das realizações mais importantes do primeiro ano, conheça as etapas do desenvolvimento do bebê.

Nascimento a 3 meses

  • Levanta e vira a cabeça
  • Estica os braços e as pernas
  • Abre as mãos e desliza as coisas
  • Mantém contato visual e estuda rostos
  • Sorrisos
  • Faz os primeiros sons

Durante o primeiro ano, o desenvolvimento motor significa simplesmente que o bebê está aprendendo a levantar mais de seu corpo do chão.

Quando você o coloca de bruços logo após o nascimento, ele gradualmente ergue a cabeça do chão – mal consegue sair da superfície durante o primeiro mês para erguê-la 3 a 5 centímetros no seguinte.

Aos 3 meses de idade, a maioria dos bebês pode levantar a cabeça mais alto do que a parte de baixo.

Seus membros logo aprendem novos truques.

No primeiro mês, os braços de um bebê estão quase sempre enrolados em volta do corpo, mas no final do terceiro mês, ele estica os braços e as pernas e começa a movimentá-los mais livremente.

Então as mãos do bebê começam a explorar.

Os recém-nascidos tendem a manter os punhos minúsculos bem fechados, mas durante o segundo mês começam a desdobrá-los parcialmente e a passar sem rumo.

No terceiro mês, as mãos permanecem meio abertas a maior parte do tempo.

Desenvolvimento do Bebê

O bebê e Suas Mãos

É nesse estágio que os bebês percebem que suas mãos são brinquedos maravilhosos e, o mais importante, uma parte de si mesmos.

Seu bebê vai brincar com as mãos na frente de seu rosto, explorando uma mão com a outra e chupando seus dedos e punhos.

mãos - Desenvolvimento do Bebê

Sua visão está melhorando também.

No início, os bebês enxergam melhor quando os objetos estão entre 20 e 40 centímetros de distância.

Durante o primeiro mês, seus olhos estão cruzados e podem manter um olhar fixo apenas brevemente.

Mas em algum momento durante o segundo mês, seu bebê faz contato visual genuíno e estuda você, pelo menos por alguns segundos.

Uma vez que ele possa vê-lo claramente, você logo ficará encantado com o sorriso dele quando ele começar a segurar seu olhar.

Sons do Bebê

Cerca de 2 ou 3 meses guinchos e gorgolejos se expandem para incluir sons de vogais mais prolongados, como “aaah”, “eee” e “oooh”. Os sons se tornam mais altos e começam a gritar e rir.

Ao final de 3 meses, você sobreviveu ao período de adaptação.

A agitação do bebê enquanto se ajusta à vida fora do útero diminuiu (um pouco!) e ele sabe a quem pertence.

Como as suas necessidades foram consistentemente respondidas, ele desenvolveu a confiança – o mais poderoso estimulador do desenvolvimento infantil e a base da autoestima de seu filho.

A maioria dos pais sente-se mais à vontade com os duas conquistas: ler os sinais do bebê e responder de uma forma que funcione.

4 a 6 meses

  • Desenvolve a visão binocular
  • Rastreia com precisão objetos e pessoas em movimento
  • Alcança com ambas as mãos e pode segurar brinquedos e pessoas
  • Começa a aprender a sentar
  • Chora menos, balbucia mais

Cada estágio do aprendizado tem uma habilidade importante que, uma vez dominada, define o cenário para o desenvolvimento dos outros.

A visão binocular é a habilidade mestre do quarto mês do desenvolvimento do bebê.

Isso significa que o bebê agora pode usar os dois olhos juntos, dando-lhe uma melhor percepção de profundidade.

Depois de varrer (e perder) vários alvos nos primeiros três meses, ela agora consegue uma correção visual em um brinquedo e pode agarrá-lo.

É como se as mãos e os olhos dele estivessem finalmente dizendo: “Vamos trabalhar juntos para melhorar nosso objetivo”.

Seu bebê também está melhorando sua capacidade de rastrear objetos que se movem de um lado para o outro.

Se você quiser ver se ele domina essa habilidade, experimente o jogo de olhar mútuo: quando seu bebê está quieto, mas alerta, prenda sua atenção. Lentamente, incline a cabeça e observe-o inclinar a dele.

Gire o corpo dele e observe que ele virará a cabeça para mantê-lo à vista.

Bebê Começa a Sentar

Sentar é a habilidade mestre do sexto mês para muitas crianças, e como seu bebê aprende a fazer isso é uma das partes mais fascinantes de seu desenvolvimento inicial.

bebê sentado

Aos 4 ou 5 meses, o bebê ainda cai ou cai de lado ao tentar se sentar, mas ela finalmente começa a usar os braços como adereços para se manter em pé.

Entre 5 e 6 meses – na época em que seus músculos das costas são fortes o suficiente para sustentá-la quando estão sentados – o bebê pode soltar-se às vezes, mas ainda assim usará as mãos como adereços.

Então, por volta dos 6 meses uma nova etapa no desenvolvimento do bebê, ela aprende a soltar, primeiro com uma mão, depois a outra e começa a segurá-la de costas, inclinando-se para a frente em um ângulo de 45 graus.

À medida que a força e o equilíbrio dos músculos das costas melhoram, um bebê pode se sentar completamente ereto.

Início da Linguagem

As primeiras tentativas de linguagem das crianças são outro destaque desta etapa.

Eles choram menos, “conversam” mais e começam a combinar sons e linguagem corporal para fazer o que querem.

Um grande avanço no desenvolvimento da fala ocorre por volta dos 6 meses, quando as crianças aprendem que podem alterar os sons que fazem alterando a forma da língua e da boca.

Eles começam a balbuciar – criando longas seqüências repetitivas de sílabas contendo uma vogal e uma consoante.

Entre 6 e 9 meses, um bebê aprende a mudar “ba-ba”, um som feito com os lábios, para “da-da”, um som feito com a língua.

7 a 12 meses

  • Pega objetos com o polegar e o indicador
  • Usa gestos para se comunicar
  • Passa de rastejar para cruzar a pé

Agora você tem um verdadeiro explorador em mãos enquanto o desenvolvimento motor do bebê permite que ele se levante e se locomova.

engatinhando

De 6 a 7 meses, duas habilidades importantes (engatinhar e aprender a pegar objetos com o polegar e o indicador) possibilitam que ele passe para o próximo estágio do desenvolvimento infantil.

Entre 6 e 9 meses, os bebês começam a gestar, um importante predecessor da linguagem, já que os gestos são substituídos posteriormente por seus equivalentes nas palavras.

Em vez de chorar para ser pego, o bebê estende os braços e levanta os olhos para você, ou ele lhe dá o sinal para colocá-lo no chão: apontando as mãos para o chão e se contorcendo em seus braços até abaixá-lo.

Primeiros Passos no Desenvolvimento de Bebê

Entre 12 e 13 meses, a maioria dos bebês está se preparando para dar os primeiros passos por conta própria, se eles ainda não começaram.

Mas antes de começar a andar, o bebê precisa passar de rastejante para “cruzeiro” – andando de um lugar para outro, usando móveis ou outros objetos para se equilibrar, o que ele começa a aprender aos oito ou nove meses.

De todos os marcos do primeiro ano do desenvolvimento do bebê, andar é talvez o que os pais mais se preocupam.

Bebê Apoiando para Andar

Muitos bebês caminham até o primeiro aniversário, mas existe uma ampla gama do que é considerado normal: de 9 a 16 meses.

O temperamento parece desempenhar um papel quando uma criança assume grandes marcos no desenvolvimento.

Um bebê com uma disposição despreocupada pode se aproximar andando com mais cautela.

Mas quando o caminhante depois finalmente caminha, ele anda bem.

O caminhante adiantado, por outro lado, pode ser um bebê impulsivo que correu através de cada marco motor antes que seus pais pudessem preparar a câmera.

Talvez seja mais importante ter em mente um dos primeiros fatos do desenvolvimento infantil: quando uma criança faz algo, não é tão importante quanto o fato de estar se movendo por uma sequência de marcos.

O desenvolvimento do bebê pode se realizar por marcos em diferentes idades do que o bebê da casa ao lado, mas ambos seguirão uma progressão similar.

Tente comparar o desenvolvimento do seu bebê apenas com ele mesmo, nunca subestimando o papel que seu amor e carinho desempenham para manter seu filho subindo no elevador, passando de um marco para outro.

Veja também: Manta Protetora ajuda a proteger seu bebê contra bactérias, vermes e outras doenças indesejáveis.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
X
Pinterest
Tumblr
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Saúde do Bebê

Saúde do Bebê

O autor do site "Saúde do Bebê" é um apaixonado por cuidados infantis e bem-estar familiar. Com vasta experiência em educação e saúde infantil, ele dedica-se a compartilhar informações valiosas para mães e pais que buscam criar seus filhos com amor, cuidado e segurança. Além de orientar sobre temas essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, o autor também conta histórias infantis encantadoras e oferece dicas úteis para as futuras mamães. Seu objetivo é apoiar famílias em cada fase dessa jornada incrível chamada maternidade.

Todos os Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando por Algo Interessante?

Tags