a
Erupções Cutâneas

Erupções cutâneas em crianças: aprenda as causas mais comuns

As erupções cutâneas se desenvolvem quando a pele fica irritada por reações alérgicas a bactérias, vírus, alimentos, metais e outros fatores. Leia sobre as causas mais comuns de diferentes erupções cutâneas em crianças.

Erupções Cutâneas

Conteúdo do Post

As erupções cutâneas são uma das razões mais comuns que os pais de crianças pequenas visitam o médico.

Na maioria dos casos, as erupções cutâneas não indicam uma condição perigosa, mas em alguns casos ocorrem.

Se uma criança estiver com boa saúde geral e não tiver outros sintomas, você pode simplesmente observar a erupção por alguns dias.

Muitos tipos de erupções desaparecem sem tratamento.

Se a erupção for acompanhada de febre alta, dificuldades respiratórias, vômitos ou redução da saúde geral (quando a criança não estiver agindo corretamente), leve seu filho ao médico, pois é difícil descrever erupções cutâneas por telefone.

Um tipo de erupção cutânea pode ter causas diferentes, portanto, informe ao médico como ela está, quão disseminada ela é, quantas e quão grandes são as marcas, há quanto tempo a erupção está presente e se está coçando.

Aqui está um resumo dos diferentes tipos de erupções cutâneas em crianças.

Erupções cutâneas causadas por alergias

Urticária

A erupção cutânea alérgica mais comum é a urticária, uma erupção extremamente pruriginosa que consiste em grandes vergões levantados na superfície do corpo, geralmente circulares com um centro pálido.

Urticária pode resultar de uma reação alérgica a medicamentos, alimentos, infecções virais ou picadas e picadas de insetos.

Erupções Cutâneas - Urticária

A erupção se move ao redor do corpo e geralmente dura de três a quatro dias antes de desaparecer.

As colméias localizadas geralmente indicam contato direto da pele com uma substância que a pessoa não é capaz de tolerar, como plantas, pólen ou alimentos.

Infecções localizadas com erupções cutâneas

Feridas infectadas

Uma ferida infectada ocorre quando uma pequena ferida resultante de uma irritação da pele, arranhão, corte ou mordida é infectada por bactérias na superfície da pele, nas membranas mucosas ou de fontes externas.

A ferida fica avermelhada e úmida, aparecem pústulas amareladas e pus e a pele ao redor fica inchada e sensível devido à inflamação.

Os nódulos linfáticos de uma criança podem ficar inchados na área circundante e pode desenvolver febre.

Se a criança coça a ferida, as bactérias podem se espalhar na pele e causar mais feridas.

Impetigo

O impetigo pode ocorrer em qualquer parte do corpo que tenha uma ferida ou quebre a pele.

Erupções Cutâneas - Impetigo

A erupção geralmente resulta de um arranhão, mordida ou irritação menor que se infectou com bactérias estreptococos ou estafilococos.

A ferida fica vermelha e úmida, com pus e, eventualmente, crostas amareladas.

Se uma criança coça a ferida, a bactéria pode se espalhar na pele e causar mais feridas que se desenvolvem ao longo de alguns dias e duram de quatro a seis dias antes de secar e formar crostas.

Geralmente é tratado com antibióticos tópicos ou orais.

Celulite

A celulite é uma infecção localizada da pele causada por bactérias estreptococos.

A pele fica inchada, quente e vermelha em uma área claramente delineada por uma pele saudável.

Muitas vezes, não há um ponto de entrada óbvio na pele para as bactérias. Às vezes pode ser acompanhada por febre e uma condição geral reduzida.

A celulite deve ser avaliada e tratada imediatamente, pois a infecção pode se espalhar rapidamente.

Erupção cutânea fúngica

Erupções fúngicas são infecções de pele causadas por dois tipos específicos de fungos: tinea e candida.

As infecções por tinea, também conhecidas como micose, são lesões ovais ou em forma de anel, com pele de aparência normal no meio e uma borda seca, escamosa e levemente elevada em torno dela.

As erupções cutâneas podem ser encontradas no couro cabeludo, rosto, corpo ou unhas.

Infecções por Candida podem ocorrer em bebês como candidíase oral, como um revestimento branco na mucosa da língua ou da boca ou como uma erupção vermelha brilhante na região da fralda (assaduras infectadas).

Infecções por Candida podem ocorrer em crianças de qualquer idade.

Eles geralmente estão localizados nas dobras da pele úmida, como sob o queixo do bebê ou a pele rachada entre os dedos, acompanhada de coceira e, às vezes, descoloração das unhas (pé de atleta).

Sarna

A sarna é uma infecção da pele causada pelo ácaro da coceira.

Erupções Cutâneas - Sarna

O ácaro feminino penetra na pele – entre os dedos, na região do pulso e na axila. Os bebês podem ter sarna nas palmas das mãos e na sola dos pés.

A sarna causa coceira intensa, que pode levar à formação de feridas, bolhas, crostas e a possibilidade de infecção bacteriana secundária.

Ocasionalmente, é possível observar minúsculas tocas cinzentas na pele, feitas pelo ácaro. A sarna é bastante contagiosa, por isso o tratamento imediato pelo seu médico é recomendado.

Piolhos

Os piolhos são insetos que põem ovos enquanto estão presos aos cabelos da cabeça.

Os ovos eclodem após aproximadamente uma semana e causam coceira no couro cabeludo.

Os piolhos são comumente encontrados na linha do cabelo, no pescoço e atrás das orelhas, e podem ser vistos usando uma lupa e um pente de piolhos.

Embora os piolhos sejam bastante contagiosos, é importante lembrar que eles não causam doenças e não deixam as crianças doentes.

O tratamento adequado impedirá a disseminação de piolhos para outras crianças.

Verrugas

As verrugas são uma doença de pele viral comum na infância.

Existem vários tipos e eles podem ser encontrados individualmente ou em grupos, geralmente nos dedos, mãos e pés.

A maioria das verrugas tem uma superfície dura e áspera e é levemente elevada na superfície da pele, mas as da sola do pé (verrugas plantares) são pressionadas pelo peso do corpo.

As verrugas tendem a desaparecer sozinhas sem tratamento, mas podem retornar; verrugas plantares geralmente requerem tratamento.

Molusco contagioso

Erupções Cutâneas - Molusco ContagiosoO molusco contagioso é outra erupção cutânea comum causada por um vírus.

A erupção assume a forma de protuberâncias minúsculas e elevadas (“moluscos”) na superfície da pele com 2 a 5 mm de diâmetro.

A cor varia da cor pálida e vermelha ao branco acinzentado ou amarelo.

Cada colisão tem um pequeno dente no centro. Eles geralmente não incomodam a criança, mas podem estar sensíveis ou com coceira, de modo que a criança pode rasgar e infectar a pele coçando-a.

Os “moluscos” podem ser encontrados em todo o corpo da criança, individualmente ou em grupos.

Geralmente, desaparecem sem tratamento após algumas semanas ou podem persistir por vários meses ou anos. O tratamento geralmente não é recomendado.

Eczema

Existem três tipos comuns de eczema:

  1. A dermatite atópica é uma erupção cutânea crônica que afeta crianças em famílias com histórico de alergias. A erupção é geralmente seca e coceira; a pele fica vermelha, irritada e escamosa. Coçar pode levar a quebras na pele, com consequente infecção secundária e cicatrização.
  2. A seborréia também é conhecida como dermatite seborréica; afeta crianças menores de 2 anos, mas geralmente crianças até 3 meses. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja um distúrbio na produção de matéria sebácea e suor na pele. Ao contrário do eczema atópico, a erupção cutânea não é particularmente pruriginosa e é seca, vermelha e ligeiramente escamosa. A seborréia é geralmente localizada no rosto, pescoço, tórax, dobras da pele e na área da fralda. Os bebês podem desenvolver crostas amareladas no couro cabeludo, chamadas de cradle cap. Esta erupção geralmente desaparece depois de alguns meses.
  3. A dermatite de contato ocorre quando certas substâncias, como níquel, cosméticos, cremes e detergentes, irritam a pele e causam uma reação de hipersensibilidade. A pele fica vermelha e com aparência de raiva, ocasionalmente dando origem a pápulas ou vesículas elevadas nas áreas afetadas da pele. A erupção cutânea é geralmente coceira, mas também pode estar úmida, com bolhas. A hera venenosa é um exemplo de uma dermatite de contato.

Assaduras

A erupção da pele ocorre na área da fralda quando a pele fica úmida, vermelha e irritada devido à urina e às fezes.

Essa irritação pode causar pequenas aberturas na pele, que permitem a invasão de bactérias ou fungos e causam uma infecção secundária que piora a erupção cutânea.

Infecções gerais com erupções generalizadas

Rubéola e Sarampo

Além de uma erupção cutânea generalizada de pequenas manchas vermelhas planas, os sintomas dos vírus da rubéola e do sarampo incluem febre, mal-estar e tosse.

A rubéola e o sarampo tornaram-se doenças raras porque a maioria das crianças é vacinada contra os vírus aos 15 meses e depois novamente entre as idades de 4 e 6.

Embora a rubéola tenha sido totalmente eliminada, a imunização continua porque existe rubéola em outros países.

Catapora

A erupção cutânea da varicela começa como marcas vermelhas no rosto e no corpo que se assemelham a picadas de mosquito.

Dentro de algumas horas, as marcas se desenvolvem em bolhas cheias de líquido que depois rebentam e deixam as crostas.

Erupções Cutâneas - Catapora

A catapora é facilmente reconhecida porque a pele ao redor das vesículas é normal.

Outros sintomas incluem febre, congestão e bolhas na boca.

Como a erupção é extremamente pruriginosa, é melhor evitar que a criança coça excessivamente, pois há um perigo de infecção bacteriana na pele, que pode se espalhar para outros órgãos.

Infecções bacterianas também podem levar a feridas e cicatrizes.

A catapora é bastante contagiosa e é comum que um número de crianças, em casa ou em creches, a tenha ao mesmo tempo.

Depois de cinco a sete dias, toda a varíola será seca, o que significa que a criança não é mais contagiosa.

A maioria das crianças no Brasil recebe a vacina contra catapora.

Escarlatina

A escarlatina é causada por uma infecção estreptocócica da garganta.

Os sintomas incluem dor de garganta, febre alta e erupção cutânea que começa no pescoço e no rosto, mas depois se espalha pelo corpo.

A pele fica avermelhada e há pequenos inchaços de areia. A área ao redor da boca é frequentemente poupada e parece pálida.

Depois de cinco a seis dias, a erupção desaparece e a pele da criança começa a descamar, especialmente nas pontas dos dedos.

Se o seu filho tiver escarlatina, consulte um médico para fazer o teste de infecção por estreptococos e tratar com antibióticos.

Mononucleose

A mononucleose, freqüentemente denominada mono, é uma infecção viral que freqüentemente afeta crianças e adolescentes em idade escolar.

Os sintomas incluem dor de garganta, considerável dificuldade para engolir, febre e aumento dos gânglios linfáticos no pescoço.

A erupção é inespecífica, rosa e proeminente no tronco.

Roséola

Erupções Cutâneas - Roseola A roséola é uma doença viral que resulta em febre muito alta, que dura de três a quatro dias com poucos outros sintomas.

A febre cai de repente e, em poucas horas, surge uma erupção cutânea.

A erupção é inespecífica, cor-de-rosa pálido e geralmente difundida no pescoço e no peito. Não coça, desaparece quando a pressão é aplicada e desaparece dentro de um a dois dias.

Normalmente, uma criança com roséola fica mais irritada quando a erupção aparece do que durante a febre.

Quinta doença

A quinta doença ou eritema infecioso é outra doença viral que começa com sintomas leves de resfriado e febre.

A erupção aparece após apenas uma semana, e vermelhidão significativa nas bochechas e palidez ao redor da boca dão a aparência de uma bochecha esbofeteada.

Com algumas crianças, a erupção se espalha pelo corpo, mas as palmas das mãos e as solas dos pés geralmente não são afetadas.

A erupção pode ter uma aparência de renda, pode ser coceira e geralmente dura de uma a três semanas.

Doença da Mão-Pé-Boca

A doença mão-pé-boca é causada pelo vírus coxsackie, que produz pequenas bolhas ou vesículas na boca, nos dedos das mãos ou nos pés.

É comumente visto em crianças menores de 4 anos e os sintomas incluem febre e bolhas na boca que dificultam a ingestão.

A doença normalmente segue seu curso por alguns dias, mas as feridas na boca podem durar mais tempo. As crianças podem ter essa doença mais de uma vez.

Doença de Lyme

A doença de Lyme é causada por uma infecção transmitida através de uma picada de carrapato.

A erupção geralmente aparece duas a seis semanas após a picada do carrapato, juntamente com sintomas semelhantes aos da gripe (febre, dor de cabeça, dores no corpo).

A erupção geralmente aparece como uma área circular vermelha ao redor da picada do carrapato (pode haver mais de um), que se espalha para fora como um alvo.

A doença de Lyme também pode se manifestar sem erupção cutânea e causar dores nas articulações, dores no peito, dores de cabeça ou problemas neurológicos alguns meses depois.

Acne

A acne é uma erupção comum em adolescentes e é um resultado do bloqueio do folículo piloso resultante de um aumento na produção de matéria sebácea na pele.

Isso levará à inflamação localizada da pele, com pápulas vermelhas ou espinhas cheias de líquido, chamadas de pústulas.

Se não for tratada adequadamente, a acne pode se tornar grave, com cistos que podem levar a cicatrizes.

Posts Recentes

Categorias

👩‍⚕️ - Cuidados
👨‍👩‍👧‍👦 - Família
🚑 - Saúde
0
Roupas de Meninas
Oferta
4 anos atrás

CANECA MENINAS SUPER PODEROSAS 01

R$ 41,30
Fabricante: Canecas Personalizadas
0
Carrinho de Bebê Happy Rosa – Cosco
Oferta
4 anos atrás

Happy Carrinho de Bebê, Cosco, Rosa

R$ 449,90
Cor: Rosa Carrinho com encosto reclinável na posição de berço, alça reversível, com ampla capota retrátil e com visor. Carrinho de alça reversível, com assento reclinável em 3 posições, conta com extensor de berço para a criança deitar mais confortávelmente. Dispõe de apoio para os pés ajustável...

Compartilhe este post

Saúde do Bebê
Logo
Shopping cart