a
  >  Família   >  9 Dicas de Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

9 Dicas de Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

Uma das situações mais desgastantes para os pais é fazer o bebê dormir a noite toda.

Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

Pode parecer estranho, mas é normal que o bebê demore a dormir ou não durma a noite toda, nos primeiros meses de vida.

É recomendado que o recém-nascido durma de 16 a 20 horas por dia, mas esse número de horas vai variar de acordo com a idade e o crescimento.

É normal o bebê acordar varias vezes durante a noite para mamar ou por causa de cólicas e isso pode ocorrer até os 4 meses.

Bebê Dormindo

É muito importante criar uma rotina de sono para conseguir fazer o bebê dormir a noite toda.

Ele deve aprender a distinguir o dia da noite e é possível fazer isso fazendo brincadeiras e abrindo as cortinas durante o dia e falando baixo e calmo quando for noite.

Aconselha-se um bom banho morno e ninar o bebê a noite para acalmá-lo. Isto pode fazer o bebê dormir a noite toda.

De acordo com os pediatras, o bebê já começa a dormir sozinho por volta dos 8 meses, mas isso deve acontecer de forma gradual.

Saiba quais são os 6 passos para ensinar o bebê a dormir sozinho.

1- Respeitar a Rotina de Sono do Bebê

Crie uma rotina por pelo menos 10 dias.

Por exemplo, dê o banho nele por volta de 19:00, jantar as 20:00h e mamar as 22:00. Isso começa a criar a rotina nele.

Depois leve-o para o quarto, sempre de modo delicado e silencioso e o mantenha-se lá  até ele adormecer.

Mantenha sempre o ambiente com pouca luz e fale baixo para não estimulá-lo.

Bebê dormindo na cama

2- Colocar o Bebê no Berço

Faz parte da rotina da hora do sono, colocar o bebê no berço.

Você não deve colocá-lo no colo para ele dormir.

Fique ao seu lado, olhando para ele, cantando e ninando o bebê, para que ele se acalme e fique tranquilo e sossegado.

Experimente colocar um travesseiro pequeno ou até mesmo um bichinho de pelúcia para dormir com o bebê.

Se ele começar a resmungar e chorar, é importante resistir e não pegar o bebê no colo.

Se ele chorar por mais de 1 minuto, intensamente, você pode avaliar se está na hora dele dormir sozinho ou se vai tentar mais adiante.

Se esta for a sua opção, mantenha a rotina do sono para que ele vá se acostumando com ela porque e assim ele se sentirá mais seguro no quarto e vai dormir mais rapidamente.

3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço

Se o bebê está apenas resmungando e não chora por mais de 1 minuto, você deve ficar pertinho, fazendo carinho na sua cabecinha e nas costas, ninando e cantando, mas deve resistir a não pegá-lo no colo.

Assim, a criança pode se acalmar, se sentir segura e parar de chorar.

Mas ainda não é o momento de sair do quarto, o que deve acontecer em 2 semanas aproximadamente.

4. Se afastar aos poucos

Se você já não precisa pegar o bebê no colo e se ele já se acalma deitado no berço, só com a sua presença por perto, você já pode passar para o 4º passo que é se afastar aos poucos.

A cada noite você vai afastando mais do berço do bebê, mas isso não quer dizer que você vai colocar o bebê para dormir já nesse 4º passo, mas que a cada dia vai cumprir os passos de 1 a 4.

O importante nessa fase é que o bebê note a sua presença no quarto e se ele levantar a cabeça irá te encontrar olhando para ele, e pronta para consolá-lo, se for necessário.

Você pode ficar sentada na poltrona da amamentação, na cama ao lado ou até mesmo sentar no chão.

Assim a criança se sente mais segura para dormir sem o colo e aprende a ter mais confiança sabendo que você está presente.

5. Mostrar segurança e firmeza

Com o 4º passo o bebê vai percebendo que você está perto, mas distante do seu toque.

No 5º passo,  ele percebe que você está ali pronta para o consolar, mas que não vai pegá-lo no colo sempre que ele resmungar ou ameaçar chorar.

Assim, se ele ainda começar a resmungar no berço, ainda distante você pode com muita calma fazer somente ‘xiiiiiii‘ e ir falando com ele bem baixinho e com calma para que ele se sinta seguro.

6. Ficar no quarto até ele dormir

No inicio do processo, você deve ficar no quarto até o bebê dormir, fazendo disso uma rotina que deve ser seguida por algumas semanas.

Você deve ir se afastando aos poucos e num dia deve estar a 3 passos de distância, no outro a 6 passos até que possa ficar encostada na porta do quarto do bebê.

Quando ele dormir, você pode sair do quarto, em silêncio para que ele não acorde.

Os bebês não sabem falar e sua maior forma de comunicação é o choro e por isso quando a criança chora e ninguém o atende, ele tende a ficar mais inseguro e assustado, fazendo com que chore ainda mais.

Você não precisa se sentir derrotada, nem ficar com raiva do bebê, se não for possível cumprir estes passos a cada semana.

Cada criança tem seu tempo e se desenvolve de um jeito e às vezes o que funciona para uma, não funciona para outra.

Há bebês que gostam muito de colo e se seus pais não veem problema em ficar com a criança no colo, portanto não há motivo para tentar essa separação se todos estiverem felizes.

O importante é conseguir fazer o bebê dormir a noite toda.

Algumas dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

bebê dormir a noite toda

Podemos ter alguns cuidados importantes na hora de fazer o bebê dormir, como:

  1. Colocar o bebê para dormir assim que bocejar, pois significa que ele está com sono;
  2. Ninar o bebê, com a luz fraca ou apagada e cantar suavemente para ele;
  3. Tentar acalmar o bebê com um banho morno algumas horas antes dele ir dormir e evitar luzes muito fortes ou a televisão;
  4. Evitar colocar o bebê para dormir logo após alimentá-lo, pois de estômago vazio ou muito cheio a tarefa fica mais difícil;
  5. Criar uma rotina de sono, seguindo os mesmos horários todos os dias, inclusive nos fins de semana;
  6. Usar o berço somente para ele dormir, assim ele irá associar que esse não é um lugar de brincadeira;
  7. Deixar pelo menos um ursinho por perto, pois se ele acordar durante a noite, ficará mais consolado. No entanto, isto só é indicado para bebês com mais de 6 meses, pois os bebês pequenos podem sufocar;
  8. Garantir o conforto do bebê verificando se a roupinha não machuca, se as cobertas não são exageradas ou se não está muito frio ou muito calor no quarto do bebê;
  9. Evitar fazer barulho quando o bebê estiver dormindo, para não acordá-lo.

Apesar destas dicas para o bebê dormir a noite toda, alguns, mesmo assim, não conseguem dormir a noite toda, sem uma causa aparente, mas, geralmente, até os 3 anos de idade, esta situação é resolvida.

Olá, me chamo Renata Rodrigues, sou mineira de São João Del Rey e tenho atualmente 33 anos.Adoro a vida e amo ser mãe. Sou mãe de 3 lindas crianças.João Marcelo é o nome do meu primeiro filho, atualmente ele tem 5 anos de idade e é tudo que sempre sonhei numa criança, amável, companheiro e muito amoroso.Há 3 anos atrás tive o Pedro Henrique, este veio ligado em 220 volts, incrível como filhos de mesmo pai e mesma mãe podem ser tão diferentes.Há exatos 7 meses, nasceu minha princesinha, Amanda. Gente ela é uma boneca em forma de bebê.Com toda a experiência que adquiri com meus filhos e com tudo que amo ler na internet, resolvi criar este blog, chamado Saúde do Bebê para poder passar um pouco do que aprendi.De coração, espero que gostem e que compartilhem tudo que encontrarem por aqui.Obrigada por terem chegado até aqui e Deus abençoe a todas.Renata Rodrigues

Postar um Comentário