a
Bebê e a Mamãe

Bebês – 12 Coisas que Ninguém Nunca te Conta Sobre Eles

Bebês

Fraldas sujas? Sim. Noites sem dormir? Claro. Um recém-nascido cheio de pontas e pontudo – o que há com isso? Vamos lhe contar as maiores surpresas sobre bebês pequenos.

A cabeça do meu bebê parece estranha.

Você imaginou um bebê perfeito – redondo, rosado e tão fofo.

Bebês Se a cabeça do seu recém-nascido parece um pouco estranha e em forma de cone no início, é porque ele provavelmente passou horas em sua pélvis.

As aberturas no crânio permitem moldar sua forma para caber através do canal do parto.

“Isso protege contra fraturas no crânio ou lesões cerebrais durante um parto vaginal”, diz Anne Hansen, MD, neonatologista do Hospital Infantil de Boston e professora assistente de pediatria da Harvard Medical School.

Outras imperfeições aumentam a aparência temporária de um bebê.

Se ele escorregou sobre seu nariz, suas narinas podem estar um pouco esmagadas. Fluidos acumulados sob sua pele podem fazer seus olhos parecerem inchados.

E ele pode até ter alguns pequenos hematomas no rosto e no couro cabeludo se usar uma pinça ou um extrator a vácuo para retirá-lo.

Seu bebê é um trabalho de beleza em andamento. Seja paciente e ele logo se tornará o anjo que você imaginou.

Meu bebê está tão nervoso.

Depois de passar meses aconchegado dentro de um útero cheio de água, seu recém-nascido agora tem todo o espaço do mundo para se mover, sem restrições em seus membros.

Ela ainda não descobriu como controlar seu corpo neste novo meio, então uma pequena onda de seu braço se torna um grande balanço irregular.

Os bebês também nascem com o Reflexo de Moro, ou sobressalto: quando a criança sente que está caindo ou se assusta, de repente ela joga seus braços, abre as mãos, puxa a cabeça para trás e, em seguida, traz os braços para trás.

Este reflexo desaparece por volta dos 3 meses. O sistema neurológico ainda em desenvolvimento também envia mais impulsos elétricos para os músculos do que o necessário, o que pode fazer o queixo ou as pernas do seu bebê tremerem.

Bebê nervoso

Conforme as coisas se tornam mais organizadas ao longo das primeiras semanas, esses tremores tendem a diminuir.

A maioria desses episódios não são preocupantes, mas procure um médico se o tremor do seu bebê for rítmico ou se um membro trêmulo não parar quando você tocá-lo.

Meu garoto é tão grande lá embaixo!

Antes de o seu marido assumir o crédito pelos enormes testículos do seu filho recém-nascido, ele deve saber que nem a genética nem os hormônios masculinos superpoderosos desempenharam qualquer papel no seu tamanho.

O inchaço é, na verdade, resultado da pressão exercida sobre o bebê durante o parto, bem como dos fluidos aprisionados no tecido.

Além disso, todos os novos bebês ainda têm hormônios da mãe circulando em seu corpo.

Nos meninos, esses hormônios aumentam os testículos; nas meninas, elas fazem os lábios incharem. O inchaço genital diminui nos primeiros dois dias.

Meu bebê está sempre com fome.

bebê com fome

Nas primeiras semanas, pode parecer que você está alimentando seu bebê 24 horas por dia.

Suas frequentes exigências são a maneira natural de aumentar seu suprimento de leite para satisfazer seu crescente apetite.

Bebês amamentados também tendem a comer mais freqüentemente, porque o leite materno é digerido mais rapidamente e mais completamente absorvido do que a fórmula.

A razão para o frenesi da alimentação, é claro, é que o seu pequenino tem muito a crescer.

Ela vai dobrar seu peso ao nascer em seis meses, o que requer uma enorme ingestão calórica.

Espere que seu bebê seja particularmente voraz durante os surtos de crescimento; o primeiro ocorre tipicamente entre 4 e 6 semanas de idade.

Apenas tome cuidado para não interpretar suas deixas como fome, quando tudo o que ela quer é conforto ou proximidade, diz Glade Curtis, MD, ginecologista-obstetra, autora do Primeiro Ano do Seu Bebê, Semana a Semana (Fisher Books, 2000).

Se ela tiver comido nas últimas duas ou três horas, tente segurá-la e envolva-a para ver se isso a acalma.

As mãos e os pés do meu bebê estão frios.

Antes de ligar o termostato ou enrolar o seu pequeno em outro cobertor, sinta o dorso dele.

Se estiver quente e rosa, seu bebê não está frio.

Como seu sistema circulatório ainda está em desenvolvimento, o sangue é desviado com mais frequência para órgãos e sistemas vitais, onde é mais necessário.

Suas mãos e pés são as últimas partes do corpo a obter um bom suprimento de sangue.

Pode levar até três meses para que sua circulação se adapte completamente à vida fora do útero.

Enquanto isso, é comum que os dedos das mãos e dos pés pareçam frios e pálidos. À medida que seu bebê se torna mais móvel e ativo, sua circulação melhorará.

Meu bebê tem sangue em sua fralda.

Os mesmos hormônios maternos que causam inchaço dos testículos e dos lábios genitais também são responsáveis ​​pelo corrimento vaginal sanguinolento que as meninas recém-nascidas têm às vezes.

Não se preocupe se vir uma pequena mancha de sangue ou manchas na fralda do seu bebê nas primeiras semanas de vida.

Este mini período menstrual geralmente dura apenas alguns dias, diz o Dr. Curtis.

Às vezes, o que parece sangue pode, na verdade, ser urina concentrada, que pode parecer bastante escura nas dobras de uma fralda.

Sangue vermelho brilhante, no entanto, é incomum e merece atenção médica.

Os gritos do meu bebê soam todos iguais.

Você já ouviu falar como as mães devem saber instintivamente se o bebê está com fome, cansado ou precisando de uma troca de fraldas apenas pelo som de seu choro.

bebê gritando

Mas se você ainda não é fluente na primeira língua do seu bebê, não se preocupe.

“Com o tempo, você reconhecerá o grito estridente do grito de dor e o gemido mais fraco de fadiga”, diz o Dr. Hansen.

O grito de fome geralmente cai em algum lugar no meio, embora alguns bebês possam soar bastante desesperados (e barulhentos) quando querem ser alimentados imediatamente.

Mas nos primeiros dias, não importa realmente porque os bebês choram (às vezes ele vão uivar sem razão alguma).

Você ainda reagirá com a mesma atenção amorosa a cada vez – e isso é tudo que seu bebê realmente quer ou precisa.

Conclusão

Todo o conteúdo, incluindo a opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, destina-se apenas a fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico ou plano de tratamento específicos para qualquer situação individual.

O uso deste site Saúde do Bebê e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente.

Procure sempre o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou questões que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Rolar para cima